domingo, 8 de agosto de 2010

Aprendendo com os sonhos

Esta noite, sonhei que estava em São Paulo com um amigo. Ele no volante, eu no banco do passageiro, tentávamos chegar a algum lugar na Vila Mariana. Sabíamos onde ficava a rua e já tínhamos cruzado com ela diversas vezes, mas não podíamos entrar porque era contramão.

Tentamos vários caminhos para conseguir pegar a rua em algum lugar em que fosse permitido virar, mas todos nos conduziam ao mesmo ponto. Andávamos praticamente em círculo, parecia impossível chegar a algum lugar diferente. Sempre que achávamos que conseguiríamos, topávamos com mais uma contramão e éramos obrigados a nos afastar do ponto aonde queríamos chegar.

Meu amigo disse: "Você sabe que isso é proibido por lei, né? Tem até um nome para isso, mas agora me esqueci. De qualquer jeito, se você escrever para o DETRAN explicando essa situação, eles vêm averiguar e terão de inverter as mãos de algumas ruas, porque é proibido por lei ter rotas como essas, em que é impossível sair ou chegar em algum ponto devido às contramãos.".

Fiquei pensando no trabalho que daria escrever para o DETRAN e esperar alguma providência. Demoraria muito tempo e não resolveria o problema daquele dia... Não chegaríamos ao local onde queríamos.

Não consegui encontrar a solução no sonho, mas quando acordei, ela surgiu por si só em minha cabeça. Não precisei pensar, ela apareceu sozinha!

Estávamos presos em um loop infinito. Quem já programou alguma coisa sabe o que é isso... E a solução era tão simples!

Era só entrar na contramão. Era só desobedecer. Que é que pensávamos que estávamos fazendo ao obedecer placas que nos desviavam de nosso caminho? Que placas de contramão eram aquelas que contrariavam a Lei?

DESOBEDEÇA, Gabi... É tão simples, DESOBEDEÇA!

Nenhum comentário: