segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Cometa atrasado e desorganizado

Tempos atrás, publiquei A famigerada rodoviaria de campinas, falando sobre incidentes que vivi numa única viagem curtíssima de Campinas até São Paulo. Já naquele post, queixei-me da Viação Cometa. Nos finais de semana seguintes, continuei tendo problemas com essa empresa. Vou publicar aqui um resumo do que tenho passado com essa tosca companhia de ônibus que monopoliza o trecho Campinas-São Paulo.

Primeiro incidente: foi aquele que já relatei. Ao chegar ao guichê, descobri que o próximo ônibus sairia dali uma hora (o normal são uns 10 ou 15 minutos de espera). Depois, descobri que estavam sem Sistema (vejam minha opinião sobre o maldito Sistema em O complicado retorno ao Brasil). Além de não poder usar cartão de débito, a passagem foi preenchida a mão. Acontece que as atendentes venderam passagem para um horário que não existia, o que me obrigou a brigar para conseguir horário no próximo ônibus, que sairia vinte minutos depois da uma hora que eu já tinha esperado.

Segundo incidente: passei cerca de 15 minutos numa fila gigantesca para comprar passagem. Quando finalmente fui atendida, disseram-me: "estamos sem sistema. Você terá que pegar a fila do outro guichê". E lá fui eu, esperar mais 15 minutos na outra fila para comprar uma passagem. Pelo menos não venderam um horário que não existia, né? Mas não poderiam ter avisado que o todo poderoso Sistema estava fora do ar ANTES de eu esperar 15 minutos na fila errada?

Terceiro incidente: neste último final de semana, cheguei na rodoviária e encontrei uma fila assim:


Reparem no relógio ao final do vídeo, marcando o horário: 18:45. Quando finalmente cheguei no guichê, eram cerca de 19:00, mas comprei passagem para as 20:01, como vocês podem ver na imagem abaixo:


Já que eu teria que esperar uma hora até pegar o ônibus, resolvi usar esse tempo para encher o saco do gerente. Pedi para chamá-lo. A funcionária, com cara de assustada, perguntou "para quê". Eu disse que era para falar dos péssimos serviços prestados pela empresa Cometa. O rapaz apareceu e perguntei se poderia entrar. Ele preferiu falar de longe, através de uma brecha do vidro do guichê, aos gritos porque o barulho da rodoviária atrapalhava a conversa.

- Em que posso ajudá-la, senhora?
- Cara, esse serviço de vocês tá muito ruim! Precisa melhorar!
- Mas está ruim em que sentido, senhora?

Contei os três episódios acima.

- O Sistema, senhora, é operado pela Embratel. Não é culpa da nossa companhia. Quando a Embratel sai do ar, ficamos sem Sistema.
- Mas por que as outras companhias de ônibus não ficam sem Sistema quando vocês estão sem Sistema?
- Porque devem usar outra operadora, oras...
- Então por que vocês não trocam de operadora, ou exigem um serviço melhor da operadora de vocês?
- Ah, isso não tem jeito, senhora.
- E a fila? Você acha certo ter uma fila desse tamanho?!
- É o final de ano, senhora. E olha que teve gente que comprou a passagem com antecedência! Mas a empresa está dando conta da demanda.
- Dando conta da demanda?! Há uma fila enorme, as passagens estão sendo vendidas para uma hora depois, e o senhor diz que está dando conta da demanda?! Por que não colocam mais ônibus? Por que não colocam mais atendentes nos guichês? Se você sabe que no final do ano a demanda aumenta, por que não aumenta a oferta de serviços?
- Por que a senhora não reclama em nosso site?
- Já procurei no site de vocês e não encontrei um canal para reclamações e sugestões.
- Mas tem sim, tem lá num cantinho da página...
- Não encontrei esse cantinho.
- Então pode reclamar por escrito, tem um formulário.
- Ok, me vê um formulário por favor.

Escrevi tudo isso em quinze linhas, que era o tamanho máximo aceito para os textos de reclamação. Deixei meu nome, endereço, e-mail e telefone. Isso foi no sábado, já é segunda-feira e ainda não tive uma resposta.

Sabem por quê? Porque a Cometa é a única empresa que faz o trecho Campinas-São Paulo. Tem o monopólio, desde que comprou a Cristália. Podem reparar no vídeo que Cometa e Cristália estão no mesmo guichê: não há concorrência! E assim, nós, consumidores-viajantes, temos que pagar R$21,50 por uma viagem que, de carro, sairia cerca de R$30,00 (com muito mais conforto e rapidez), além de tolerar todo o descaso da empresa pelos clientes e pelas suas reclamações e sugestões.

Aviso importante: para terminar, deixo aqui uma séria recomendação aos leitores que viajam de Cometa no trecho Campinas-São Paulo. Se os atendentes tentarem vender a vocês as poltronas número 43 e 44, não aceitem! Essas poltronas não existem, mas têm sido vendidas mesmo assim. Já aconteceu com minha mãe e com meu irmão, em ocasiões diferentes. Os motoristas disseram que tem sido um problema muito comum e que, apesar de terem reclamado diversas vezes, continua ocorrendo. Minha mãe reclamou no site da Cometa (ela achou o cantinho da página que não encontrei!), mas não teve resposta. Portanto, cuidado!

6 comentários:

Julio Cesar disse...

Excelente texto, vou divulgar no twitter. Tb fui vítima do descaso da Viação Cometa.

Michele disse...

Tive problemas graves com a Viação cometa. Já liguei várias vezes para expor minha situação e os atendentes sempre falam que terão respostas daqui 30 dias. E isso já se vão 10 meses. Há um grande descaso com os clientes consumidores. É uma pena eu ter me decepcionado tanto.
Fiz uma terrível viagem de Curitiba para São Paulo, onde meu banco estava quebrado a ponto deu cair em cima do passageiro de tras. Ônibus lotado, pelo menos o passageiro q se machucou um pouco conseguiu outro lugar para se acomodar. Eu vim tripidando e caíndo. Quando relatei ao motorista recebi o seguinte comentário: Ah, mas você deve ter forçado o banco para isso acontecer.
Estou realmente insatisfeita e indiguinada.
Obrigada pelo seu post.

Anônimo disse...

Me desculpe mais a Cristalia nao é da Viação Cometa e sim do Grupo Santa Cruz, Em campinas temos guiche junto por parceria mais são duas empresas distintas

Gabi disse...

Oi, Anônimo funcionário da Cristália! Obrigada pela informação. Espero que consigam prestar um serviço melhor que o da Cometa e, quem sabe, cobrar um preço melhor, já que vocês se dizem uma empresa separada.

PAUL disse...

Mais um anti-cometeiro aqui. Achava os antigos ônibus Turbo-Jumbo um horror.
Com os Halley usei algumas vezes, mas agora vou voltar a boicotar esta empresa.
Pena que para Lorena (onde viajo de vez em quando) não há opção. Bem que o Pássaro Marron que vai a Piquete (a 10km) poderia passar em Lorena, ou então que a Pássaro criasse uma linha SP - Canas passando em Lorena (Canas não tem ônibus direto a São Paulo).
Nas viagens a Campinas, só vou pela Cristália e sempre tive excelente serviço. Meu horário favorito é o 10:06. Só uma vez na volta que deu confusão pois havia trânsito perto de Mogi Mirim, ficamos duas horas esperando e nos colocaram num ônibus da Santa Cruz, vindo de Mococa. Mesmo assim, bem melhor que a Cometa.

Luiz disse...

Hoje dia 12/10/2018 fui viajar de SP a Campinas pela Cometa, a empresa cancelou a saída das 23 h e o ônibus só saiu 23:30 h, alguém pode dizer que é exagero meu reclamar de meia horinha de atraso, nas isso pode significar não ter mais onubuô urbano em CamoCamp, oarp quen deoendd de transporte público. Pior foi eu reclamar no 0800 da emoempr e a atebdeate desprearada querer discutir se era cancelamento ou atraso, cono se isso fizesse diferenca ao passageiro.