sábado, 18 de abril de 2009

Natal? Em abril?

Sim, Natal em Abril.

Estou aqui desde hoje às 3h da madrugada. Viagem que mistura congresso+lazer, é claro. Do jeito que eu gosto. A cidade é linda!

Hoje visitei meus colegas da USP na Pousada Maritimos. Do terraço e da piscina, dá para enxergar a praia, que é linda, linda, linda. Também dá pra ver o Morro do Careca, que eu descobri que na verdade é calvo, e não careca. Vejam só:


De manhã fiquei na piscina da pousada alheia, lendo artigos! Sim, é o cúmulo da nerdice, mas eu gosto de nerdice, rs...

No almoço, fomos ao restaurante Camarões, pertinho da pousada, que é incrível! Tem camarão de tudo quanto é jeito, e todos os que nós comemos (4 tipos) estavam ótimos. Tinha camarão no jerimum, camarão cajueiro (com castanha de caju), camarão fondue, camarão crocante... Enfim, comi até ficar com a barriga bem cheia, a ponto de só agora, 21:15, estar me dando fome outra vez.

De tarde eu desmaiei na cama da Ana Karina. O stress da semana inteira (tive uma semana tensa antes da viagem) e o cansaço de ter viajado de madrugada foram embora enquanto eu sonhava que havia um escorpião na escada que eu e a Ana K. descíamos para ir à feira de artesanato.

No fim da tarde, aproveitando que o sol estava mais fraco, fui para a praia, pertinho da pousada, e andei até o tal do Morro do Careca, que na verdade é calvo. É longinho, acredito que uns 3 Km. Mas foi uma delícia amassar a areia molhada com os pés e sentir a água quentinha até os joelhos.

Na volta, encontrei alguns colegas, entre eles o Marco e o professor Jerry, que estuda o ciclo circadiano das galinhas. O sol estava se pondo e o contraste entre o pôr do sol, o mar, as nuvens de chuva que estavam se formando (e às vezes chuviscavam na nossa cabeça), as luzes da cidade e a areia formaram uma paisagem maravilhosa!

O sol já havia se posto completamente quando chegamos na altura da pousada. As meninas resolveram voltar, Marco e Jerry resolveram nadar, e eu decidi que nadar era mais gostoso. A água estava inacreditavelmente morna. Eu não enxergava direito porque estava sem meus óculos. Só via tudo escuro, tudo se mexendo no ritmo do mar, algumas luzinhas no céu que, apesar de fora de foco, eu sabia serem as estrelas. Algumas ondas médias, outras fortes. Algumas arrebentavam em cima de mim e diversas vezes eu tomei caldo e quase perdi a parte de cima do biquíni. Na última, eu rolei pela areia e me ralei um pouquinho, mas tudo bem. Valeu a pena!

Um fenômeno curioso: às vezes, quando vinha uma onda forte, víamos uma espécie de semi-círculo branco no céu, na direção do fundo do mar. Algo que Jerry definiu como "a rainbow without colors". Muito bonito e intrigante. Não sabemos o que provocava essa ilusão de ótica.

Para terminar, resumo de conversa com o Jerry na hora do almoço:

J: What are you researching?
G: Postpartum depression.
J: Have you ever had a baby?
G: No, I haven't...
J: How can you study something that you haven't experienced?
G: Have you ever been a chicken?
J: No, I haven't, but I have ever eaten a chicken!

Professor Jerry is nice... :-)

Nenhum comentário: