sábado, 29 de janeiro de 2011

Encontros e reencontros - Parte II

O auto-conhecimento, muitas vezes, vem de fora para dentro. Algumas conversas com pessoas que passaram brevemente por minha vida e por minha viagem fizeram com que eu me entendesse um pouco mais...

***

- ¿Tienes frio?
- No, no te preocupes.
- Estás helada.
- Sí, pero no tengo frio.
- ¿Has traído un abrigo?
- No, no es necesario. No tengo frio.
- Coge mi abrigo, por favor.
- No, gracias, no es necesario.
- Coge mi abrigo, tus brazos están fríos.

Ele colocou a jaqueta sobre minhas costas.

- Se no te cuidan, no te cuidas. Ya lo he percebido...

É a pura verdade... e nos conhecemos hoje, como foi que ele descobriu tão rápido?

***

Cheguei ao albergue em Cuiabá morrendo de fome, cerca de 21h. Nenhum restaurante ou lanchonete num raio de cinco quadras, mas disseram-me que havia um carrinho de espetinhos muito bom numa esquina ali perto. E enquanto as duas moças simpáticas assavam meu espetinho na churrasqueira e me preparavam um prato com salada, farofa, vinagrete e mandioca cozida como acompanhamento, contei a elas sobre meu percurso de viagem e a árdua tentativa de entrar na Bolívia por San Matias, que acabou me levando a voltar a Cuiabá.

- Então você está viajando há mais de uma semana sozinha?
- Sim, estou andando por aí há pouco mais de uma semana.
- Mas e o namorado?
- Ah, ... bom, não tem não...
- Mas não tinha nenhuma amiga pra vir com você?
- Estamos em outubro... todo mundo estudando ou trabalhando...
- Nossa... eu queria ter sua coragem!

Quando me despedi das moças:

- Quando voltar a Cuiabá, passe aqui pra comer com a gente de novo. É legal conversar com você! Você tem um monte de experiências de vida...


Um monte de experiências de vida... nunca alguém me disse isso.

Fui caminhando pensativa, quando ouvi atrás de mim:

- Lá vai Gabi, a corajosa!

***

Acontece que, cerca de seis meses antes de ouvir uma quase-desconhecida me chamar de corajosa, ...

Amigo: "Coragem" foi a palavra que escolhi pra me definir.. rss
Eu: eu sei, hahahaha
Amigo: Coragem eu tenho.. rss. eu não tenho é sorte! ahahha
Eu: sorte eu tenho, rs...  coragem, em poucas situações... cancerianos são medrosos por natureza
Amigo: dizem que medo e coragem andam lado a lado.. rss tomam café da manhã juntos.. trocam olhares... passeiam e cantam lado a lado!

***

Afastei-me do carrinho de espetinhos a passos ligeiros, de paulistana com pressa. Queria chegar logo ao albergue, pois estava cansada e não sabia se as ruas escuras daquela região de Cuiabá poderiam ser consideradas seguras. Alguns metros depois, passei por um ponto de ônibus, sem olhar para os lados.

- Você caminha bem, hein, moça!

Olhei na direção desse chamado. Era um homem sentado no banco da parada de ônibus, sorrindo. Ele não tinha as pernas.

***

Acontece que, anos antes, eu sonhei...

Havia uma prova da disciplina Comportamento Animal em que os alunos precisavam subir uma montanha. Eu era monitora da disciplina e, por isso, fui acompanhando. Logo ultrapassei todos eles e segui na frente. Vi que alguns ficavam para trás, caíam, se machucavam. Alguns poucos chegaram ao final do trajeto, já cansados, com as roupas rasgadas. Eu estava lá, tranquila, sentindo-me com todo o vigor que havia em mim desde o início da subida. E não entendi o porquê, já que, mesmo sendo monitora, eu nunca tinha subido aquela montanha ou feito qualquer outra atividade que me garantisse algum condicionamento físico ou habilidade especial.

No final da trilha, havia uma fenda e era necessário pular para o outro lado, para a outra montanha. Havia um senhor que admiro bastante parado ali, de braços cruzados, aguardando. Os alunos perguntaram: "nós precisamos mesmo pular?" Ele disse: "Vocês é que sabem. Por terem chegado até aqui, já garantiram nota sete, que é o mínimo para passar. Se quiserem chegar à nota dez, precisarão arriscar. Mas sabem que é perigoso, então é por sua conta e risco. Não posso decidir por vocês".

Os alunos desistiram, resolveram voltar. Perguntei: "E eu, posso pular?". Ele disse, com a mesma serenidade e sorriso irônico: "A resposta que dei a eles vale para você, com exceção de que você nem sequer precisa ou quer nota alguma. Você já passou por esta matéria.".

Pulei. Já do outro lado, sem um arranhão, fiquei feliz e gritei: CONSEGUI! E aquele senhor, que guadava a fenda da montanha, me disse: "Eu sabia que você conseguiria! Você, em outras vidas, foi Aquela que Percorre Caminhos. Você sabe como percorrer um caminho.".

O sonho de repente voltou à minha mente, quando ouvi o inesperado comentário do deficiente físico que eu não conhecia:



- Você caminha bem, hein, moça!

Sim, parece que reaprendi a caminhar.

Nenhum comentário: