segunda-feira, 14 de julho de 2008

Em Bologna!

Bem, aqui estou eu em Bologna.

Este post sera mais rapido e sem acentos (os teclados europeus sao dificeis...). Estou no alojamento da faculdade. Daqui a pouco vou dormir, para poder ficar acordada e assistir as conferencias, hehehe!

Por falar em alojamento, o daqui eh excelente. Temos quase que um apartamento: sala, cozinha, quarto e banheiro, tudo bem grande e com todas as mobilias e acessorios, inclusive panelas, pratos, talheres, etc.

Aqui no hall, tem computador, e acabei de conseguir a senha para acessarmos a internet!

***

Mas foi literalmente com lagrimas nos olhos que deixei Paris. Dudu foi comigo ate a cabine do trem, conseguiu com muito custo enfiar minha mala debaixo do banco, deu tchau e foi embora. Eu me vi sozinha, saindo da cidade da qual gostei tanto, e ao mesmo tempo excitada por estar indo para o meu primeiro congresso internacional e fiquei com os olhos umidos. Liguei o MP3 em musicas brasileiras para matar a saudade e fiquei contemplando a paisagem na janela, que comecou a se mover as 18:59 - exatamente no horario marcado.

Na cabine, conheci um senhor frances que falava italiano, um rapaz e uma moca italianos que falavam frances e um rapaz que nao falava nada, entao nao sei de onde eh. Apenas a moca falava alguma coisa de ingles, entao a cabine virou uma torre de Babel: nos entendiamos numa mistura de frances, italiano, ingles, portugues e espanhol. E na parede havia avisos em frances, italiano, ingles e alemao.

Fiquei muito feliz quando descobri que os assentos podem ser acomodados de tal maneira que viram camas. Fui deitada dormindo a noite toda!

So me decepcionei com o estado do trem: muito, mas muito empoeirado por fora. Nao era bonito como os trens da TGV que vejo passar por aqui.

Em todo caso, a viagem foi confortavel e cheguei em Bologna as 6:15 da manha (16 minutos atrasada). Meus amigos do trem me ajudaram com as malas, peguei um taxi e fui encontrar a Juliana no hotel. A Ju eh minha colega na pos, estah fazendo doutorado sanduiche na Holanda e nos haviamos combinado de nos encontrar aqui.

Chegar no hotel e conseguir falar ingles com o recepcionista foi um grande alivio! Ver que ele respondeu em ingles, alivio ainda maior!

***

Bologna eh uma cidade muito, mas muito interessante! Medieval, com ruas estreitas, calcamento de pedra e muitas curvas. Um labirinto! Claro que me perco toda hora. Mas me perder eh bom, porque me dah mais oportunidades de ver as construcoes. Ganhei um mapinha no congresso e ele tem sido minha salvacao.

Ainda nao vou colocar fotos, porque preciso descarrega-las da camera. Mas eh muito diferente de Paris! A comecar pelas cores: em Paris tudo era branco, com muito marmore. Aqui, tudo eh vermelho ou amarelo, com muitas pedras.

As igrejas sao enormes e tem uma energia agradavel. Diferente de Notre Dame, que tambem eh agradavel, mas um pouco mais pesada. Aqui, quando entro nas diversas igrejas (eh uma catedral por esquina, praticamente), sinto-me em casa. Algo que lembra o arquetipo da Grande Mae.

As pessoas sao muito receptivas e agradaveis. Mesmo quando nao sabem falar ingles, fazem algum esforco para se comunicarem conosco e sao gentis. Isso tudo somado a um calor de 30 graus na sombra faz com que eu me sinta como se estivesse em uma cidade do interior do Brasil.

***

Jah preguei meu poster no congresso. Amanha vou apresenta-lo no fim da tarde. Tenho assistido as conferencias e feito muitos amigos. Tambem tenho feito contato com professores importantes da minha area. As vezes eu nem acredito que realmente estou jantando ou almocando com essas pessoas, e que elas realmente estao interessadas em minha pesquisa!

Hoje achei um professor que trabalha com depressao pos-parto na Universidade de Andaluzia. Trocamos os enderecos de email e ele pediu para eu levar o meu pendrive amanha, pois ele vai me passar alguns artigos. Disse inclusive que tem interesse em ir ao Brasil para conhecer nossa pesquisa. Eu e a Ju tambem travamos contato com um professor italiano importante na area de apego.

Enfim, vejo muitas oportunidades se abrirem e comeco a pensar seriamente na possibilidade de um doutorado sanduiche... Estranho, eu nunca tinha levado a serio essa possibilidade! Tenho mudado muito minha cabeca este ano... E a Europa estah contribuindo para isso.

***

Tenho falado ingles sem nem perceber, como se eu estivesse falando portugues. As vezes ateh entre os brasileiros nos acabamos falando ingles, sem perceber. Interessante... Eu nao sabia que era tao facil! Agora fico mais confiante para fazer minha apresentacao oral em Berlim.

***

Depois de amanha! Depois de amanha! Depois de amanha eu terei 24 anos! Nunca passei meu aniversario tao longe de casa - o mais longe havia sido no Acre. E estou feliz por isso! Serio mesmo, estou feliz!!!

Pena que nao vou receber ligacoes de "parabens", mas that's OK, eu aceito os emails e recados no Orkut. O importante eh que passarei meu aniversario na Europa: that's wonderful!

4 comentários:

Anônimo disse...

Já falei: Não vai ter festa de aniversário amanã! Nem presente!(rs)
Beijão, com saudade da cria,
Mamãe

Anônimo disse...

Olá menina poeta!

Muito interessante a sua aventura... Mande fotos!!!

bjs

Jardel.

Anônimo disse...

Gabi querida, como gostaria de estar junto com você nesta viagem pelo prazer de te abraçar no dia do seu aniversário compartilhando de um lugar maravilhoso!

Tudo de bom beijo enorme.
Vera

Rafael Henrique Zerbetto disse...

Acre? Então ele existe mesmo?
Interessante saber que na Europa os trens também atrasam, rs.
E com relação a falar uma língua diferente da sua língua materna sem perceber, eu já passei por isso, é realmente um fenômeno mto interessante.
Fico contente em saber do sucesso da sua pesquisa.

Bjão!!!