quarta-feira, 2 de julho de 2008

O centro de Paris

Hoje fui ao centro de Paris. Monsieur Dudu, meu primo de 3o grau, me levou la e pacientemente me mostrou varias coisas.


Agora ja sei pegar o metro! Em breve comecarei a passear sozinha, pois o Dudu vai ter aulas de frances e grego com o Francois. Eu estou aprendendo frances elementar na marra.


Comprei o Pariscope, semanario com as informacoes sobre a vida cultural da cidade (Alu, obrigada pela dica!). Estou maravilhada com a quantidade de concerrtos gratuitos, e tentarei ver opera e concerto da sinfonica nacional.


Contando um pouco mais do meu dia, pegamos o metro até le Hotel de Ville, a prefeitura da cidade, pelo que entendi. De la, saimos andando durante 6h. Devo ter perdido calorias suficientes para compensar todos os vinhos que tomei e que pretendo tomar.


Passamos por Notre Dame, pela igreja de Saint Germain, por outra capela que nao sei o nome, pelo Louvre, pela universidade, pelo Sena, subimos no Arco do Triunfo (cara, isso sim foi cansativo! Valeu por todo o exercicio que eu deixo de fazer na vida! Mas a vista de la de cima compensa!), enfim, rodamos por muitos lugares bonitos. Não paramos por muito tempo em nenhum deles - isso farei com mais calma ao longo dos proximos dias.


Alguns comentarios:


1- Dizem (e é verdade) que Sao Paulo tem uma grande diversidade étnica. Concordo, mas nunca vi nada igual Paris, nesse sentido! Ha gente de todo tipo pela rua, falando um monte de linguas diferentes. Passam pessoas com trajes e modos dos mais diversos...


2- As maes parisienses parecem ser bravas. Hoje vi uma delas cacetar a cabeca de um garotinho com o guarda-chuva molhado, ao que parece, porque ele nao quis sair da chuva no exato momento em que ela mandou.


3- Sempre me disseram que na Europa as pessoas nao jogam lixo na rua. Mentira! Paris tem muito lixo jogado pelos cantos.


4- O metro de Paris é bem semelhante ao de sao paulo, mas com pixacoes nas paredes.


5- Quem dera o Tiete fosse tao limpo e bonito quanto o Sena!


6- Paris tem um congestionamento dos diabos, mesmo tendo um excelente transporte publico. Parece que a cidade foi muito bem planejada... So nao pensaram que um dia, as charretes e carruagens seriam substituidas por carros.


7- Almocei sanduiche de jambom com ementhal. Creio que ele esta para os franceses como o lanche do trailer da tia esta para os psicologos da USP. Mas para mim, é uma iguaria deliciosa!



Chega de blablabla, segue a sessao de fotos.



Sobre uma ponte do Sena. Eu estava indo até a Ile (ilha) para ver a Notre Dame.


Aqui esta a famosa Notre Dame... E o obelisco do jardim.



Enfrentando uma chuvinha fraca e persistente que nos acompanhou por todo o caminho. Ao fundo, o Louvre, que pretendo tirar uns dois dias para conhecer. So a arquitetura ja me pareceu uma importantissima peca de museu!

Mae, a foto da rodoviaria eleitoral de campinas fica para outro dia, porque agora nao vai caber no limite de kilobytes do post.
Estou adorando tudo por aqui!
Vou indo, porque embora o sol tenha acabado de se por, ja sao 23:00.
Ate mais!

2 comentários:

Anônimo disse...

Gabi,

Puxa, já estive algumas vezes na Europa, mas nunca conheci Paris.
Gostei muito dos teus textos (sempre gostei, mas sou suspeito pra falar) e pretendo continuar lendo todos os outros que você colocar.

Assim me sinto mais ao teu lado e em Paris!!!

Beijos do pai que já esta saudoso, mas muito orgulhoso da filhota que cresceu e ganhou mundo, mas cedo do que eu esperava (ou gostaria).

PS: não deixe de experimentar também a cerveja, que costuma ser muito boa. Mas vá calma, porque, algumas são bem mais fortes que as do Brasil.

Pai

Anônimo disse...

Paris era uma daquelas cidades que eu dizia (até preconceituosamente): "Eu tenho vontade de conhecer alguns lugares, mas não Paris. Acho que tem lugar muito melhor. Os franceses são chatos e metidos à besta, e tal...". É lá bem verdade que eu não sou a pessoa mais adepta a viagens, e nem a que melhor conhece os lugares para ter uma opinião como essa tão formada... E admito que após ler seus relatos, ver suas fotos (essas do post e também as do seu Orkut), admito que eu incluirei Paris no meu cronograma se um dia eu chegar a viajar pelo mundo!

Tem lugares muito bonitos, e você conseguiu registrar bem em suas fotos!

Uma dúvida, que você não respondeu em suas colocações: Paris é realmente uma cidade fedida, especialmente à noite? Já ouvi bastante gente dizer isso...