quarta-feira, 18 de julho de 2012

De bus cama até Cusco

Por volta de 17h do dia 09/07, embarcamos no bus-cama da empresa Transporte Junior até Cusco. E agora começa a parte escatológica da viagem.

O ônibus era confortável: dois andares, com banheiro, ar condicionado e DVD. Compramos passagem no 1o andar e pegamos poltronas que deitavam quase que 180 graus. As passagens custaram 50 soles, o equivalente a uns 40 reais, o que é bem barato comparado com os preços de passagem no Brasil. Afinal, a viagem de Puerto Maldonado a Cusco envolve uns 500 Km, percorrido em umas 11h, já que teríamos que subir os Andes, de 0m a 3.500m de altitude.

Poucos quilômetros depois de nossa partida, o sol começou a se pôr e concluímos, contentes, que no mesmo dia vimos o sol nascer no Acre e se pôr no Peru.

Pôr do sol no departamento de Madre de Dios, Peru


Dentre os benefícios oferecidos pela Transporte Junior, o ônibus também tinha "terramoza", ou seja, o equivalente a uma aeromoça terrestre. Pouco depois de partirmos, ela usou o microfone para apresentar a empresa, o ônibus, e dar um aviso importantíssimo: "el baño es solo para uso orinario. Repito: solo para orinar!". Completou que para outras necessidades, deveríamos procurá-la, para ela programar com o motorista as próximas paradas. Claro que, nesse ponto do discurso, já estávamos todos chorando de rir.

Por volta de 8 da noite, o ônibus fez sua primeira parada. Costumo ter claustrofobia em banheiro de ônibus, então resolvi descer para fazer xixi. Eu teria me arrependido, se não fosse a experiência surreal que isso me proporcionou.

Na porta do ônibus, aglomeravam-se muitas pessoas. Alguns eram passageiros do ônibus, outros eram vendedores ambulantes. Sim, porque o ônibus parou no meio de uma rua no centro de uma cidadezinha e não havia um posto de gasolina ou restaurante por perto. Então, os vendedores se aglomeravam na porta do busão, oferecendo desesperadamente produtos como: sucos fluorescentes, biscoitos, objetos diversos, água mineral e "pollo con papas", ou seja, frango com batatas.

Assim que consegui passar pela aglomeração, descobri que havia um "baño público" logo à frente. Mas chegando lá, constatei que precisaria pagar 50 centavos pelo xixi, e tive que voltar ao ônibus e passar novamente pela multidão, com o agravante de que agora eu estava na contramão. Muito aperto depois, consegui pegar 50 centavos na minha bolsa e encarei a multidão pela 3a vez. O senhor zelador do "baño" pegou o dinheiro, me deu um pouco de papel higiênico e indicou para eu entrar em um corredor escuro e ir até o fundo.

Fui correndo, porque não sabia a que horas o ônibus iria partir. Os banheiros eram, literalmente, casinhas no fundo de um quintal. Estava tudo muito escuro, não havia iluminação. E ao entrar na casinha, encontrei uma coisa que eu até hoje só tinha visto na região do Mato Grosso: um buraco no chão, com espaço para apoiar os pés. E ao lado, um balde vermelho com uma mangueira ligada, com água corrente transbordando e se derramando pelo buraco abaixo, fazia as vezes de lavatório.

Baño público em alguma cidadezinha do interior do Peru (custa 50 centavos)


Sentindo aquele aroma agradável, fiquei pensando nos meus 50 centavos desperdiçados... Por outro lado, poderia ser pior. Eu poderia ser obrigada a me fechar em uma claustrofóbica cabine de banheiro de ônibus. E assim, decidi fazer valer meus 50 centavos de nuevo sol! Levantei as calças até os joelhos para não arrastar naquela meleca do chão, me abaixei naquela posição de ralar-na-boquinha-da-garrafa que toda menina logo cedo aprende a fazer e tentei mirar o xixi no buraco. Percebendo que era impossível, resolvi simplesmente mirar para não acertar meu próprio pé. E fiquei pensando que, na viagem de volta, eu precisaria levar uma garrafa plástica descartável e um pedaço de cartolina.

Ainda antes de entrar no ônibus, comprei um pollo con papas por 5 soles, atendendo ao pedido do corajoso Daniel. Sim, muito corajoso para enfrentar um frango com batatas, arroz e salada comprado de uma camponesa peruana (as chamadas "collas"), embalado em uma bandejinha de isopor, a bordo de um ônibus com banheiro "solo para uso orinario" (já pensou se o pollo lhe levasse a alguma outra necessidade?!). Mas a fome era tanta que acabei aceitando umas batatinhas e uns pedacinhos de frango, compartilhando desse jantar muito romântico! Ah, tenho de ser justa, até que a comida estava boa.

Pollo con papas comprado de uma colla na parada do bus cama


Enfim, depois dessa incrível aventura, o ônibus não fez mais nenhuma parada (embora a viagem tenha durado ainda umas 7 ou 8 horas), a não ser nos breves momentos em que iria deixar alguém ou pegar um novo passageiro. O banheiro foi ficando cada vez mais fedido e vi umas 3 vezes a terramoza abrir a porta dele e espirrar "bom ar". Passaram uns filminhos de sessão da tarde no DVD, mas o audio estava baixo e em español ligeiro demais para o meu cansaço. Preferi dormir.

Por volta de 4h da manhã, chegamos em Cusco, num frio de doer os ossos. Pegamos um táxi até o hostel, mas chegando lá, ainda não pudemos ir para o nosso quarto, porque a diária começava só meio dia e não havia vagas no momento. Felizmente, os recepcionistas tiveram compaixão e nos deixaram descansar no sofá. Até emprestaram cobertores. E assim, a cena final dessa emocionante aventura de 24h de Rio Branco a Cusco foi registrada pela minha mãe, que estava acomodada com um cobertor na poltrona logo à frente do nosso sofá:


Umas 6h da manhã, no sofá do Hostel The Point

26 comentários:

Gilberto Martins disse...

Aloha Gabi! Tudo beleza ?

Tbm vou fazer essa viagem daqui a 20 dias , e até então estava decidido a fazer com a Movil Tour , a qual me pareceu ser a melhor , mas como a grana anda curta , tô vendo outras opções e o valor dessa empresa na qual tu viajaste tá 30 soles mais barato que a Movil Tour , será que vale apena ir com ela ? E quanto a segurança , o que você achou ?

Grato pela atenção viu!

Gabi disse...

Oi, Gilberto!

A vantagem da Movil Tour é que você pode ir direto de Rio Branco para Cuzco, sem precisar ficar trocando de condução. Mas a Moovil Tour sai apenas em alguns dias da semana, que não se encaixavam no meu plano de viagem, por isso eu preferi ir por essa outra via.

Então, minha rota foi assim:

Rio Branco - Iñapari (de carro com meu primo)
Inãpari - Puerto Maldonado (de táxi, 30 soles por pessoa, em 4 pessoas)
Puerto Maldonado - Cuzco (50 soles)

Em termos de segurança, achei tranquilo, nada que me chamasse a atenção. A única queixa, talvez, é sobre a higiene do ônibus, que deixava um pouco a desejar.

Na volta, pegamos ônibus de uma outra empresa, que era um pouco mais cara (70 soles), mas achei a viagem mais tranquila e o ônibus estava mais limpo. Chamava-se Palomino.

Desejo uma ótima viagem, aproveite bem!

Gilberto Martins disse...

Pois é , no meu caso também não consegui conciliar a minha chegada com os dias que a Movil Tour opera em Rio Branco , vou ter que ir até Pto. Maldonado pra pegar o buzão pra Cusco . Como penso em dormir boa parte da viagem , o quesito higiene não está na minha listra de prioridades , só mesmo segurança e preço baixo!rs

Muito obrigado mesmo !!Irei experimentar o banheiro turco!hehe

Gabi disse...

Quem reclamou mais da higiene foi meu namorado, Gilberto. Ele disse que a poltrona estava suja e deu coceiras... rs
Mas dá pra viajar com essa empresa de boa, sim. :-)

Amanda disse...

Oi Gabi, tudo bem? adorei o seu relato.
Você poderia me tirar uma dúvida?
Como foi sua volta? Você comprou em Cuzco sua passagem? Essa empresa tem para todos os dias? Ela vai de Cuzco ao Rio Branco??

Obrigada!!!!

Gabi disse...

Amanda, desculpe a demora, eu estava viajando de novo rs...
Na volta, comprei em Cuzco uma passagem até Puerto Maldonado. De lá, peguei uma van até Iñapari. De Inãpari, fui de táxi até Assis Brasil. Em Assis Brasil vc pode pegar ônibus ou táxi até Rio Branco. Como eu estava louca para voltar (era meu aniversário!), peguei táxi. Pagamos 75 reais por pessoa (em 4 pessoas).
Também existe uma linha da Moviltour que faz o trajeto direto de Cuzco a Rio Branco, mas opera apenas dois dias por semana. Agora não me lembro quais são os dias, mas no site deve ter...
Boa viagem!

Arthur & Camila disse...

Gabi, o Hostel The point é legal ??

pretendo ficvar nele e gostaria de um Review

:)

Gabi disse...

Sim, Arthur, o hostel The Point é bom. Camas confortáveis e quentes, chuveiro quente, bar, muita gente legal, festas, agência de viagens... E por um preço bem razoável! :-) Agora, se você não gostar muito de agito, recomendo o Hostel Mamá Simona. É mais sossegado, familiar, sem festas e sem barulho...

Andrezza Richter disse...

Oi, você salvou minha vida com esse relato hahaha vou fazer esse percurso no final do mês e estava cheia de dúvidas... você sabe se há bastantes empresas que fazem o percurso Pto Maldonado- Cusco, e qual é o horário que os onibus começam a sair?

Gabi disse...

Oi, Andrezza! Existem vários ônibus de várias empresas que fazem esse percurso, isso é bem tranquilo. Acredito que começam a sair bem cedo, umas 6h da manhã. Abraços e boa viagem! :-)

Marcelo Marcos disse...

Olá !!! Parabéns !!! Maravilhoso seu relato !! Uma pena que moro longe..... no Rio de janeiro e não tenho a oportunidade de pagar tão pouco para chegar a Cuzco, como saindo de Rio Branco. Uma passagem para Lima não sai por msnos de R$ 1.000,00 e direto pra Cuzco R$ 1.300,00. Eu quero morar no Rio Branco !!! rsrsrsrs Pode me dizer a quantidade total de tempo gasto desde Rio Branco até Cuzco ?? Um forte abraço !!!!

Gabi disse...

Marcelo, uma passagem de ida e volta de São Paulo para Rio Branco, em promoção, pode sair até por uns 500 reais, que foi o que a gente pagou daquela vez... Do Rio de Janeiro, não deve ser muita diferença. No fim das contas, acaba saindo bem mais barato ir pelo Acre do que ir direto ao Peru.

O tempo de viagem de Rio Branco a Cuzco foi de umas 22h. Saímos de Rio Branco às 6h da manhã de segunda, chegamos no albergue umas 4h da manhã de terça-feira.

Abraços!

Anônimo disse...

Gabi, com todo rispeito, te dire q nao enganes a teus seguidores do blog, eu sou peruano, moro em RB-ACRE e fazo esse mesmo viagem a cada 4 meses ate Cusco, esses 50 soles so equivalem a uns 30 reais (com o troco a 1,50 soles por um real) gostaria q antes de postar uma info chave primeiro confiras exactamente pelo minimo em 3 fontes diferentes pra nao dar infos erradas...obrig. Cesare Ricci.

Anônimo disse...

Gabi, em resposta a este Senhor peruano, direi apenas o seguinte:
Ontem, 21.03.2013, comprei passagem de ônibus para Cuzco, saindo de Rio Branco às 10:30 todas as Quarta's e Sábados, ao custo de 180,00 (cento e oitenta) novo soles. Em real saiu a R$150,00. Portanto, o "câmbio" saiu a R$1,00=S$1,20, ou seja um real equivaleu a um sol e vinte centavos de sol. Isso na Rodoviária Internacional de Rio Branco. Interessante notar que de Rio Branco a Porto Maldonado custa S$120,00 (cento e vinte soles), enquanto que de Porto Maldonado para Cuzco custa apenas S$60,00 (sessenta soles). Deveria ser o contrário. É o custo Brasil!

Anônimo disse...

PS!

Foi inaugurado a nova Rodoviária de Rio Branco que passou a atender essas viagens internacionais. Melhor ir para Porto Maldonado e lá pegar outras opções de transporte, inclusive o aéreo a preço módico. De lá, vc pode ir até La Paz, se quiser, passando por Juliaca, Puno e Nossa Senhora de Copacabana. Estas duas últimas à beira do lago Titicaca.
Boa viagem! Luiz Carlos R S.

Messias Leite disse...

Bom é ter informações disponíveis e chegar a um denominador comum. Gostei muito dos comentários aqui feitos bem como do relato de "Gabi" - pessoas educadas e cordiais escrevendo de forma urbana e buscando realmente assunto pertinente ao trajeto proposto pela autora. Em Outubro estou programando uma ida a Cuzco, é a segunda vez que lá irei - buscarei nesta segunda viagem ver algumas coisas "sítios" que não vi na primeira vez, e gostaria de saber se vc., poderia me dizer o que viu de mais interessante em Cuzco e região e que um turista brasileiro não poderia deixar de ver. Obrigado! Messias Leite.

Prof. Jaime disse...

Oi Gabi
sou Jaime Libório, moro em Salvador e pretendo realizar esta viagem para Cuzco. Pretendo partir de Rio Branco devido as passagens mais barata. Gostaria de mais informações de valores e opções de transportes como também bons lugares para visitar. geomundo78@gmail.com bj

Unknown disse...

Oi Gabi, Boa Noite! Estou planejando viajar a Cuzco em Julho, visitar machu picchu, gostaria de saber a conto custa a diária de hotel e e até quantas pessoas podem dormir em 1 quarto, obrigado...




Gabi disse...

Pessoal, desculpe a demora, mas andei meio sem tempo de responder.
Sobre os passeios, tenho algumas descrições de lugares interessantes que visitei. Estão na tag "Peru" deste blog.
Sobre custos, estou desatualizada, porque viajei em julho do ano passado. Os custos de hoteis, costumo pesquisar em www.booking.com.
Em Cuzco, recomendo os Hostels The Point e Mamá Simona. Têm bons preços e bons serviços.
Boa sorte e boa viagem!

Bethânia Diniz disse...

Oi Gabi, adorei seu blog! Vou fazer essa viagem em agosto, então tô anotando as dicas! ;)

gildo disse...

bom dia Gabi
farei este percurso em setembro , vou fazer a trilha inca, vc ou alguem poderia me imformar se tem outro meio de tranporte tipo van entre portomaldonado/cusco, e se de onibus tem parada nas cordilheiras.

Gabi disse...

Gildo, não conheci nenhuma van ou outro serviço de Puerto Maldonado a Cuzco. Os ônibus que vi não paravam nas cordilheiras. Aliás, faziam apenas uma parada no caminho, que era em um centro de vila. O caminho é longo e cheio de curvas, são cerca de 11 horas de viagem, acredito que seria bastante desconfortável de van...

Anônimo disse...

Andei lendo os comentário e resovi deixar uma dica...Sou de Belém e tentei ir p/ Lima em maio de 2013...Porém a GOL me aprontou "uma", atrasou 6 hs BEL/RIO e perdi o avião TAM RIO/LIMA. Revoltante.A dica é a seguinte: quem está no Sul/Sudeste tente comprar RIO/LIMA que em alguns periodos tem um ótimo desconto...paguei R$ 177,/trecho. A taxa de embarque foi mais cara que a passag. O incrivel é que o voo sai do rio faz conexão em sp/lima. Se comprar direto sp/lima fica uns R$500,/trecho, não me perguntem porque uma viagem com uma ponte aérea rio/sp pode ficar bem mais em conta que o voo direto sp/lima. Abraços.

Unknown disse...

Sou de Belém, irei ao Peru em agosto/2013, fiz várias pesquisas e constatei que fica mais fácil ir de Belém para Rio Branco e de lá de ônibus para Cusco. Há vôos de Belém para Rio Branco apenas com escalas em Manaus e Porto Velho.

gomes disse...

Oi gabi vou em fevereiro carnaval. Preciso comprar passagem antes. Quero sair de lima arequipa bus, e depois de arequipa lago trem ou bus. Estamos em dupla 10 dias . Gostaria de ir rodovia terrestre e voltar em outra, ou de voo. De uma sugestao.
grato,

Gino C disse...

Oi, muito bom relato. Mas, esse banheiro está muito melhor que outros que têm na estrada. Rsrsrs. Obrigado pelas dicas.