domingo, 10 de outubro de 2010

Barra do Garças

Saí ontem de São Paulo às 7:55, pousei na Capital do Pão de Queijo (Uberlândia) e na Capital do Pequi (Goiânia), conforme definido pelo Cmte. Andrade. Foi o menor avião que eu já peguei, o tal do EMBRAER 145. Massa!

Comprei a última passagem que ainda tinha para Barra do Garças no ônibus de 12:30. Cheguei por aqui por volta das 19h. O que eu mais queria era me livrar da mala, comer e tomar banho, então entrei no 1o hotel que achei (atrás da rodoviária). Muito simples e barato. Taquei tudo lá e saí pra comer. Aproveitei pra pedir informações e fiz minhas primeiras descobertas:

1- Barra do Garças é três cidades, não uma: Barra do Garças, Aragarças e Pontal do Araguaia.
2- Eu estava em Aragarças.
3- Seguindo a avenida e passando duas pontes, chega-se em Barra do Garças.

Foi assim que, logo depois de comer, fui andando a pé pela avenida, cruzei a primeira ponte, cruzei a segunda e avistei a placa: Bem vido ao Mato Grosso! Daí percebi que Aragarças é Goiás, Barra do Garças é Mato Grosso. Cruzei o limite de estado a pé, entrei no Mato Grosso pela 1a vez a pé.

Andando por Barra, achei uma sorveteria e comi sorvete de pequi e de buriti. Tô fazendo uma lista de nomes de frutas, para ser invencível no stop quando começar a escrever Taperebá em vez de tamarindo e Araticum em vez de abacaxi e abacate.

Achei um boteco e, já cansada e com sede, parei pra tomar um chopp. Uma moça veio me vender um livrinho de poesias incrível sobre o Roncador. Pensei em comprar, mas eu estava com o dinheiro contadinho para o chopp que estava tomando. Então a moça me deu o livro de presente e me falou de um tal de Maurinho do Roncador, que organiza trilhas e excursões pela serra. Isto aqui: http://www.maurinhodoroncador.com.br.

Em seguida me disse que os rapazes da mesa ao lado pediram para avisar que se eu quisesse sair da solidão e ir bater um papo de boa, estava convidada. Aceitei o convite e me entrosei com pessoas aparentemente tão nerds quanto eu (semelhante atrai semelhante, certo?). Combinamos de passear no Cristo e nas cachoeiras.

Então hoje fomos lá, no parque onde é proibido beber e usar tóxicos, mas é permitido respirar o ar puro, tirar fotos das plantas e animais, conversar com duendes e ver discos voadores (sério, tá escrito isso na placa da entrada do parque). Só que sem tóxicos e sem álcool, bom, eu não vi nada.

As cachoeiras são fantásticas! Meus novos amigos disseram que são 12, mas paramos lá para 5a ou 6a. Tirei muitas fotos, mas a câmera não tá querendo colaborar, não estou conseguindo passar as fotos para o computador :-( Portanto, aguardem que quando eu resolver o pepino, posto tudo.

Amanhã vou lá visitar o Maurinho do Roncador e fazer umas trilhas. Se eu gostar, fico lá mais um dia. Pode ser que a internet e o celular não funcionem, então, mamãe, siga o conselho do Guia dos Mochileiros da Galáxia: don't panic!!!