terça-feira, 19 de outubro de 2010

Água Boa


Para ir de Canarana a Cuiabá, peguei uma linha em que é preciso fazer baldeação em Água Boa. Na passagem, estava escrito que o ônibus saía de Canarana às 17:00, mas a moça do guichê me avisou que isso, na verdade, quer dizer 16:00.


- Nós seguimos o horário de Brasília, mas não entramos no horário de verão, então como Brasília entrou hoje no horário de verão, nós estamos com 1h a menos que eles.


Certo. Peguei o ônibus 16h, cheguei em Água Boa 17:30. Na passagem, estava marcado que o ônibus para Nova Xavantina sairia 18:00. Dúvida: isso quer dizer 18h mesmo ou 17h? Perguntei ao motorista.


- Como é horário de verão, acho que sai 17h.
- Acha?!
- Não, é, sim, sai 17h.
- Mas são 17:30. Como faz?
- Ah, então deve ser 18h.
- Deve ser ou é?!
- Peraí, moça, deixa eu ver...


Chamou um colega.


- Moça, sai 18h mesmo.
- Certeza?!
- Certeza.


Um ônibus com letreiro "Cuiabá" estacionou às 17:45. Levei a passagem até o motorista.


- Moço, por favor, é esse o ônibus que tenho que pegar?
- É esse sim.
- Que horas ele sai?
- 19:40.
- Ué, mas aqui está escrito 18h.
- Não, sai 19:40.
- Mas é esse mesmo meu ônibus?
- É sim. É que 18h ele sai de Brasília, eu acho.
- Impossível. Como chegaria em Água Boa em apenas 1h?
- Ah, não sei, mas esse é seu ônibus e ele sai 19:40.
- Tá bom. Tem certeza, né?
- Tenho sim.
- Então faz favor, guarda minha mala aí no porta-malas.


Quem me conhece deve imaginar que eu não ficaria parada na rodoviária por mais de 1h sem fazer nada. Resolvi andar por Água Boa. Se fosse Canarana, daria pra conhecer a cidade toda em 1h (rs), mas Água Boa é maior. Não encontrei nem o centro da cidade, fiquei só nos bairros perto da rodoviária. O melhor que vi, reproduzo abaixo:


Pôr do sol em Água Boa




Ass de Deus! (E a minha amiguinha Josicleide, de 7 anos, sentada na calçada)





Fui andando pela cidade, mas alguma coisa me incomodava. Eu não sabia se era fome, vontade de fazer xixi, ou outra coisa além, ou tudo junto. O fato é que voltei para a rodoviária pensando em comer alguma coisa e ir ao banheiro antes de viajar. E encontrei o ônibus já buzinando, quase saindo. Falei com o motorista:


- Que horas sai este ônibus?!
- Daqui 5 minutos.
- O senhor não me disse que sairia 19:40?! São 18:35!
- Então, mas são 19:35 no horário de Brasília.


Você entendeu? Nem eu. O que descobri é que existem pelo menos três horários em vigor na região do Vale do Araguaia:


1) Horário de Cuiabá: é o horário oficial da região, mas só o fórum segue.
2) Horário de Brasília, sem entrar em horário de verão: é o que a maioria das pessoas segue.
3) Horário de Brasília, entrando em horário de verão: é o que os bancos seguem.


As pessoas da cidade já se acostumaram com isso, mas eu nunca conseguia saber que horas eram, porque dependia do referencial. Realmente, esse lugar é de outro mundo...

5 comentários:

Rita disse...

ahahahahahahaah!
Acho que é coisa de um mundo que estamos desacostumados, só isso! Outro mundo? Não..., apenas diferente do nosso. Mas se a gente que é brasuca se atrapalha, imagine alguém que não fale português!
O legal disso tudo está no fato de que isto está compondo uma bela história p/ vc, que vem compartilhando conosco.
beijos
Mamãe

Daisy Padula Castro disse...

Oi, Gabi
Por aqui tb temos problemas com horário de verão, mas acho que nem tanto...
Mas na verdade, acho que aí são 4 horários... Tem também o dos motoristas.

Anônimo disse...

Oi, quando aqui é horario de verão, parece que nada esta certo, é uma confusão. Queria aqui relatar que Canarana é maior que Agua boa :)

Gabi disse...

É mesmo? Maior em área, em população, ou ambas? Na minha breve passagem, tive a impressão de que Água Boa era maior.
Mas a confusão do horário de verão é bem engraçada! Sorte que deu tudo certo! Hahaha

Anônimo disse...

Canarana é maior em area e população também, é um pouco maior, coisas de 1000 habitantes... espero que tenha gostado de Canarana, beijos.