quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A rota

Já em casa, após tomar banho, hibernar, telefonar para os pais, comer feijão com farinha de mandioca, resolvi traçar o trajeto pelo qual passei, só por curiosidade. O resultado foi o mapa abaixo.

Legenda
Trechos amarelos = rotas terrestres
Trechos vermelhos = rotas aéreas

Também por curiosidade, calculei a distância percorrida. As informações foram obtidas em diferentes sites, porque não achei nenhum que contivesse todas as cidades pelas quais passei. Vejam só:

Origem
3459
Total

10.013

Na verdade, a distância percorrida deve ser ainda maior, porque não considerei nesse cálculo alguns percursos, como por exemplo as tortuosas estradas d'el Valle Sagrado no Peru. Continuando a análise quantitativa do que vivi, eu diria que:

- Passei por cerca de 14 cidades, localizadas em três países (contando somente aquelas em que saí do meio de transporte onde eu estava, como por exemplo o ônibus e o avião, e caminhei pelas ruas ou campos ou ruínas).
- Dormi em 12 camas diferentes, além de ter passado uma noite no ônibus (trecho Canarana-Cuiabá) e outra numa cadeira acolchoada do aeroporto de Lima.
- Experimentei temperaturas que foram de 7 a 45 graus célsius.
- Andei a pé, de táxi, de carro, de moto, de mototáxi, de ônibus, de micro-ônibus, de avião, de trem, de... coisa bizarra sobre trilhos (ver episódio de Águas Calientes).
- Conheci cerca de 14 cachoeiras em quatro cidades ou distritos (6 em Barra do Garças, 1 em Vale dos Sonhos, 6 na Chapada dos Guimarães, 1 em Águas Calientes).
- Voltei com um caderno contendo 14 contatos de pessoas que conheci pelo caminho (hummm esse número 14 de novo).
- Até agora escrevi, contando com este, 29 posts para este blog relatando a viagem.
- Tirei 1.058 fotos (1+0+5+8=14, hum...), que ocupam cerca de 2,5 Gb de espaço no computador.

Todos esses números são curiosos, mas são apenas mais uma visão parcial do que vivi, senti e pensei. São experiências de vida que eu jamais teria se ficasse com medo de sair de casa, se ficasse esperando até alguém decidir ir comigo. Penso nos amigos que fiz e com os quais ainda mantenho contato virtual; nas pessoas que passaram por mim por apenas alguns instantes e disseram ou fizeram coisas que me marcaram; na singularidade de cada local, na diversidade; nas crises que, assim como os momentos prazerosos, me fizeram crescer e aprender mais sobre mim mesma e o mundo.

O post de ontem marcou o fim do trecho, a volta para casa, mas ainda há muito mais para contar. Assim, ainda pretendo postar aqui alguns outros relatos, imagens, diálogos, pensamentos e sonhos que apareceram pelo caminho. Em São Paulo, eu me sentia sozinha. Porém, durante três semanas viajando sozinha, nunca me senti solitária. Creio que isso aconteceu porque eu caminhava em minha própria companhia. E externamente, acabei atraindo pessoas incríveis que vivenciaram comigo alguns momentos importantes. Além disso, compartilhar as experiências através do blog, dos e-mails, SMSs e ligações telefônicas foi parte fundamental da viagem e agradeço a todos os que me acompanharam de alguma maneira.

Sendo assim, o relato não acaba neste post: podem esperar por outros. De agora em diante, não vou mais seguir a ordem cronológica e, provavelmente, as publicações serão mais espaçadas. Mas peguei gosto por essa coisa de escrever as experiências e continuo por aqui! Me aguardem!